O excesso de stress no dia-a-dia provoca desequilíbrios na hormona cortisol, a chamada hormona do stress. Esta hormona quando se apresenta em níveis adequados tem um impacto positivo na nossa energia e disposição mental mas, quando os seus níveis estão muito altos dificulta a perda de peso e tem um impacto negativo na composição corporal. Para além disto, o excesso de stress compromete a integridade intestinal e contribui para a permeabilidade intestinal. O intestino permeável provoca inflamação, que é um fator determinante na obesidade, no aumento de peso e na retenção de tecido adiposo. Não menos importante, o stress crónico altera a composição do microbioma e, um microbioma desequilibrado é mais um fator importante que contribui para o aumento do estado de inflamação e para o aumento de peso. Todos estes fatores que se relacionam diretamente com o stress podem ter um impacto altamente negativo no metabolismo, dificultando o processo de otimização da composição corporal.
Em resumo, o impacto do stress no aumento do peso e no microbioma poderá ser explicado através dos seguintes fatores:
- Aumenta os níveis da hormona cortisol, o que promove a acumulação de gordura e a resistência à insulina.
- Diminui os níveis da hormona testosterona e da massa muscular, que desacelera o metabolismo.
- Predispõe ao aparecimento de desejos e compulsões alimentares.
- Promove a acumulação de gordura visceral, sendo este processo muito perigoso para a saúde.
- Altera negativamente o microbioma e a microbiota intestinal, conduzindo à inflamação.
- Promove o intestino permeável.
- Diminui o ácido estomacal, que interfere nos processos digestivos.
- Altera negativamente o fluxo sanguíneo para as membranas mucosas que revestem as paredes intestinais e que têm um papel muito importante na absorção de nutrientes.
Posto isto, a adoção de estratégias diárias de redução do stress é fundamental para o bem-estar geral e para a saúde. Com a implementação de certo tipo de atividades de relaxamento e de mindfulness é possível melhorar a qualidade de vida e melhorar não só a energia, vitalidade, disposição mental e humor, como também é possível ajudar o corpo a manter o peso ideal e a preservar a saúde intestinal.