Com o “Programa de Bem-Estar Stargut”, que envolve mudanças na alimentação e no estilo de vida (movimento regular e adoção de estratégias de redução do stress), é possível alterar as bactérias presentes no intestino e a microbiota começará a sua regeneração em poucas semanas.
Quando ingerimos alimentos que mantêm a microbiota em equilíbrio, o nosso metabolismo funciona com máxima eficiência e o nosso corpo, quase sem esforço, mantém, por exemplo, o peso ideal, à medida que a fome diminui. Os níveis de energia aumentam, o desempenho intelectual e físico aumenta, problemas de digestão, sono, stress, ansiedade e depressão tendem a desaparecer e, ao mesmo tempo, desenvolve-se uma pele e cabelos mais saudáveis e brilhantes, retardando o processo de envelhecimento.
É possível dizer que quando bactérias boas florescem no nosso intestino, o ser humano floresce. Quando elas lutam, o ser humano luta. Quando temos um estilo de vida saudável e “ajudamos” as boas bactérias, criamos uma relação simbiótica. Essa relação, onde há benefício mútuo, entre nós e as nossas bactérias, resulta num sistema imunitário forte e, consequentemente, numa vida mais saudável e com melhor qualidade. Um estilo de vida pouco saudável leva o nosso corpo a um estado de inflamação sistémica, que é responsável por uma grande parte das doenças mais prevalentes da atualidade.
O trabalho agora é cuidar das bactérias boas e evitar que as más assumam o controlo! Este é o segredo para viver uma vida feliz e saudável… este é o “Programa de Bem-Estar Stargut”! O seu corpo agradece e retribui!
O jejum apresenta-se como uma arma muito poderosa para a recuperação e manutenção da saúde do microbioma, apresentando os seguintes benefícios:
Durante todo o programa deve evitar ingerir alimentos processados, alimentos com glúten e alimentos com açúcar e adoçantes.
E porquê?
Os corantes e os conservantes presentes nos alimentos processados desequilibram o microbioma e sobrecarregam o intestino e o fígado. Estes tipos de alimentos contêm frequentemente glúten como conservante, o que é prejudicial para o intestino. Contêm também muitas vezes soja, o que pode originar reações imunitárias em pessoas com permeabilidade intestinal, além de que é, na maioria da vezes, geneticamente modificada. Estes tipos de alimentos contêm também geralmente gorduras trans e hidrogenadas, que provocam inflamação.
Os alimentos com glúten também devem ser evitados, pois o glúten é um conjunto de proteínas, como a glutenina e a gliadina (que contém zonulina), que estimula a abertura das junções estreitas das paredes intestinais e provoca permeabilidade intestinal.
Os alimentos com açúcar e adoçantes são prejudiciais para o microbioma porque alimentam as bactérias nocivas e desequilibram a microbiota intestinal.
Sim, é seguro praticar atividade física em jejum. Deve escolher o horário que melhor se adequa melhor às suas preferências e deve, sobretudo, ouvir o seu corpo para que possa manter uma rotina que seja sustentável a longo prazo.
A prática de atividade física antes da janela de alimentação é ideal para quem tem um bom desempenho durante o exercício com o estômago vazio, enquanto que, durante a janela de alimentação, a prática de atividade física é mais adequada para quem não gosta de se exercitar com o estômago vazio e também quer tirar proveito da nutrição pós-treino. Já a prática de atividade física depois da janela de alimentação é, habitualmente, para pessoas que gostam de se exercitar após se alimentarem, mas que não têm oportunidade de praticar atividade física durante a janela de alimentação.
O que a evidência científica demonstra é que, para se otimizar o desempenho e a recuperação, a prática de atividade física durante a janela de alimentação é a melhor opção.
Caso queira praticar atividade física em jejum, deve progredir a intensidade de forma gradual e certifique-se que está devidamente hidratado.
Pode, a componente de atividade física e movimento é um complemento ao jejum saudável e à alimentação positiva.
Caso queira otimizar os resultados do programa, recomendamos que realize todas as componentes do programa.
Pode, a componente de atividade física e movimento é um complemento ao jejum saudável e à alimentação positiva.
Se por qualquer motivo não conseguir realizar esta componente, o “Programa de Bem-Estar da Stargut” continua a oferecer inúmeros benefícios.
Receba dicas de alimentação saudável, rotinas positivas e estilo de vida
MENU